Como dito anteriormente, quando da análise do fechamento do mês de novembro, os meses de dezembro e janeiro seriam cruciais para o acompanhamento da tendência de baixa com a formação do padrão gráfico “Topo Duplo”.
O candle do mês de dezembro não ameaçou as máximas dos meses anteriores, confirmando o forte movimento baixista que se avizinha, mas realizou um importante toque na LTA (Linha de Tendência de Baixa) secundária.
Se interpretarmos até mesmo o candle do mês de dezembro como sendo o candlestick “Martelo” apoiado em sua região de suporte tanto na LTA secundária, quanto na MMA-10, é de se crer na manutenção da tendência de alta para o longo prazo. Mas, para isso, o mês de janeiro de 2023 continua tendo a sua máxima importância, tendo como objetivo principal fechar ao menos acima da máxima do mês anterior em 113.760,75 pontos.
No entanto, analisando o IFR (Índice de Força Relativa), o que se observa é a continuidade da tendência de baixa, tendo como desafio principal o devido rompimento da LTA secundária.
GRÁFICO SEMANAL
No gráfico semanal podemos identificar o padrão “Ombro-Cabeça-Ombro”, em que na semana do dia 05/12 houve o rompimento da linha de pescoço, tendo a semana posterior a confirmação da tendência de baixa. No entanto, na semana do dia 19/12 houve um forte movimento de recuperação, registrado pelo candlestick “Engolfo de Alta”. Todavia, nesta última semana do ano, o que se vê é o candlestick “Doji”.
Por si só o candle “Doji” sinaliza indefinição da tendência. E como visto no gráfico mensal, é bem possível que haja ou, continuidade da tendência de alta, respeitando-se a LTA secundária, bem como o candle “Engolfo de Alta” da semana anterior; ou, também é bem possível que haja continuidade da tendência de baixa, segundo o padrão gráfico “Topo Duplo” em formação.
Mas, seu posicionamento no gráfico é um tanto peculiar e pode ser muito bem interpretado como sendo o padrão “Estrela da Noite” (o candle engolfo de alta com o candle Doji).
GRÁFICO DIÁRIO (gráfico da publicação)
O último candle do mês de dezembro (e do ano de 2022), o do dia 29/12, aparenta ser o candlestick “Estrela Cadente”, forte indicativo de tendência de reversão de baixa. E ele se realiza abaixo da linha inferior da Bandeira Ascendente – do padrão de continuação da tendência de baixa “Bandeira Ascendente de Baixa” –, sinalizando que o repique de alta – o Pullback –, iniciado a partir do dia 14/12, está terminando.
E se pegarmos o price action dos últimos cinco dias (do dia 23/12 a 29/12) identificamos o padrão “Cunha Ascendente de Baixa”, que até o momento aguarda apenas o rompimento da linha inferior da cunha para a sua confirmação, bem como a indicação de sua projeção baixista.
Mas, é de se deixar claro que, como visto no gráfico semanal e mensal, a LTA se provou ser significativa, apesar de a projeção do padrão “Bandeira Ascendente de Baixa” ainda estar em vigor em 98.526,27 pontos.
Portanto, a tendência predominante continua sendo a de baixa, conforme analisado o gráfico mensal, semanal e diário.
DESEJO A TODOS UM ÓTIMO INÍCIO DE ANO, E QUE 2023 VENHA COM ÓTIMAS OPORTUNIDADES DE LUCRO A TODOS!!!
Thông tin và ấn phẩm không có nghĩa là và không cấu thành, tài chính, đầu tư, kinh doanh, hoặc các loại lời khuyên hoặc khuyến nghị khác được cung cấp hoặc xác nhận bởi TradingView. Đọc thêm trong Điều khoản sử dụng.