O Ibovespa fechou a semana em alta de 3,22%, a 115.310,91 pontos.
Lembremos que para o curto-médio prazo a tendência é de alta, justificada pelo padrão “Fundo Duplo” (pontos 6 e 8 do gráfico), utilizando-se como suporte a região dos cem mil pontos. A partir de então, houve forte movimento de alta, rompendo a linha de resistência (ponto 7 do gráfico) dos 109.492,91 pontos, realizando duas vezes as máximas na região dos 115 mil pontos. E esta região se mostrou ser uma importante resistência na qual o Índice não conseguiu ultrapassar por meio das forças altistas, para alcançar o alvo dos 118.258,87 pontos.
Para o médio-longo prazo a tendência é de baixa, porque ao atingir seu topo histórico (ponto 3 do gráfico) em 131.190,30 pontos houve forte tendência de baixa e fazendo uma interpretação dos pontos 1 ao 6, podemos observar o rompimento da linha de suporte em 107.319,15 pontos, tendo como alvo os 89.314,77 pontos.
Observando os últimos candles vemos claramente o conflito entre essas duas tendências, a de alta para o curto-médio prazo e a de baixa para o médio-longo prazo. Só teremos uma clara evidência de qual tendência é a mais predominante sobre a outra quando houver novamente um forte movimento de alta ou de baixa. Por enquanto, ao menos para as cinco últimas semanas vemos apenas volatilidade do Índice e não tendência propriamente dita.
Portanto, a projeção de alta para o curto-médio prazo continua, com o alvo em 118.258,87 pontos (linha azul superior do gráfico), bem como a projeção de baixa para o médio-longo prazo, com o alvo em 89.314,77 pontos (linha azul inferior do gráfico), em concordância com as análises feitas nas semanas anteriores.
Veremos o que o mercado nos reserva na semana que vem!
Thông tin và ấn phẩm không có nghĩa là và không cấu thành, tài chính, đầu tư, kinh doanh, hoặc các loại lời khuyên hoặc khuyến nghị khác được cung cấp hoặc xác nhận bởi TradingView. Đọc thêm trong Điều khoản sử dụng.