ReutersReuters

Rússia planeja cota de exportação de grãos em 25,5 mi t entre fevereiro e junho

O Ministério da Agricultura da Rússia propôs estabelecer a cota de exportação de grãos do país em 25,5 milhões de toneladas para o período de meados de fevereiro até o final de junho, disse o ministro Dmitry Patrushev, nesta quarta-feira.

O tamanho da cota é igual ao proposto pela União dos Exportadores de Grãos da Rússia no início de outubro, quando disse que tais exportações não seriam de natureza restritiva e seriam "uma opção de compromisso".

"Quanto à cota, que tradicionalmente estabelecemos em fevereiro para a segunda metade da temporada, certamente expandiremos a janela de exportação", disse Patrushev em comunicado.

"Preliminarmente, planejamos que seu tamanho seja de 25 milhões de toneladas sem a discriminação por cereais individuais. Além disso, outras 500 mil toneladas serão destinadas à exportação das regiões do extremo oriente", acrescentou.

A Rússia está a caminho de colher uma safra recorde de grãos de 150 milhões de toneladas, incluindo 100 milhões de toneladas de trigo, em 2022, segundo a previsão do presidente Vladimir Putin.

Patrushev acrescentou que o ministério já comprou 900 mil toneladas de grãos do mercado doméstico para o estoque estatal nesta temporada. Ele espera que as compras totais desta temporada cheguem a 3 milhões de toneladas.

(Por Polina Devitt)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447500)) REUTERS BC RS

Đăng nhập hoặc tạo tài khoản miễn phí trọn đời để đọc tin tức này