Você já sabe que a bolsa de valores é o principal lugar de todos para comprar ou vender ações, seja você um investidor novato ou um profissional experiente. Mas mesmo que você não negocie ações, você ainda assim "virá" à bolsa de valores para descobrir os preços das ações.
Vamos descobrir como é formado o preço de troca de uma ação. Independentemente do país em que a bolsa de valores está, as regras para determinar o preço são semelhantes para todos. Vamos usar nossa imaginação para mostrar como isto funciona.
Imagine uma grande prateleira de livros. Cada livro tem um nome na capa: Apple, Facebook, Amazon etc. Vamos pegar um dos livros, digamos Facebook, e abri-lo. Veremos apenas duas páginas e ambas estão em branco. Na página da esquerda registraremos as ordens dos compradores para comprar ações, e na página da direita registraremos as ordens dos vendedores, respectivamente, para vender ações. Assim, todos os dias a bolsa, quando abre as negociações, essencialmente abre tal "livro" e registra cada oferta que recebe.
O que deve ser especificado nessa ordem?
Antes de mais nada, é preciso ter o nome abreviado da ação, ou em linguagem profissional, o "ticker", para entender qual livro tirar da prateleira. Por exemplo, as ações do Facebook têm um ticker de duas letras - FB, as ações da Apple têm quatro letras - AAPL.
Em segundo lugar, o pedido deve especificar a direção da transação, ou seja, "comprar" ou "vender". É assim que o intercâmbio entende se a informação recebida deve ser registrada na página esquerda ou direita do livro.
Em terceiro lugar, a oferta deve especificar o preço por ação, para que a troca possa classificar as ofertas em ordem decrescente de cima para baixo.
Quarto, o pedido deve especificar o volume em lotes, ou seja, quantos lotes de ações queremos comprar ou vender. Para esclarecer: as ações na bolsa não são negociadas pela peça, mas pelo lote. O tamanho do lote é definido pela troca. Um lote pode ser igual a uma ação, ou cem, mil, ou até dez mil ações (dependendo da ação específica). Isto é realmente útil, porque o preço de uma ação pode ser igual, por exemplo, ao preço de seu computador (então 1 lote pode ser igual a 1 ação), e às vezes 1 ação pode valer tanto quanto uma caixa de fósforos (então 1 lote pode ser igual a mil ações). Por que "pode ser"? As regras exatas para determinar o tamanho do lote dependem das leis do país e do próprio intercâmbio. Por exemplo, na bolsa de valores americana New York Stock Exchange (NYSE), o tamanho habitual de 1 lote é igual a 100 ações.
Portanto, voltemos ao nosso exemplo. Suponha que queremos comprar ações da FB a um preço de US$ 100 por ação no montante de 10 lotes. Em seguida, a bolsa registrará o seguinte no lado esquerdo do livro da FB: 100$ 10
Depois há um vendedor que quer vender ações da FB a $110 por ação, em um montante de 20 lotes. Então é isto que a bolsa vai escrever no lado direito do livro: 110$ 20
Então aparece um comprador que quer comprar ações da FB a $115 por ação, em um montante de 25 lotes. A entrada no lado esquerdo do livro da FB será a seguinte: 115$ 25
E agora vem a parte divertida. Você já notou que o preço de $115 na última ordem de compra é maior do que a ordem de venda única de $110? Isso significa que o comprador está disposto a fazer um negócio a um preço ainda mais alto do que a oferta do vendedor. Então, a que preço e volume o comércio vai acabar sendo concluído?
Thông tin và ấn phẩm không có nghĩa là và không cấu thành, tài chính, đầu tư, kinh doanh, hoặc các loại lời khuyên hoặc khuyến nghị khác được cung cấp hoặc xác nhận bởi TradingView. Đọc thêm trong Điều khoản sử dụng.