A Análise Técnica de Investimentos, apelidada de Análise Gráfica, é um ramo dentro das Finanças, que por sua vez, é objeto de estudo tanto das Ciências da Administração quanto das Ciências Econômicas.
Logo, Análise Técnica é uma ciência, a partir do momento que possui toda uma literatura por trás, embasando todo conhecimento que a estrutura. Desta forma, analistas gráficos são, em essência, cientistas.
Sendo assim, precisamos ter o mesmo “modus operandi” e “modus pensandi" dos cientistas, que produzem conhecimento através de um método lógico, racional e sustentado por inúmeras provas.
Não podemos fazer afirmações sem fundamento, utilizarmos a Análise Gráfica de maneira leviana, sem dominarmos todo conhecimento que a mesma possui e que, comprovadamente, nos leva a resultados satisfatórios.
A Análise Gráfica é usada por muitos como se fosse uma bola de cristal, uma área passiva de especulações sem elementos de confirmação. Não se chega a conclusões depois de analisar um gráfico, baseado em achismos.
A Análise Técnica tem um arcabouço científico matemático muito grande. A estatística é a ciência mais utilizada no escopo da formação do conhecimento que constitui a Análise Técnica.
Os padrões gráficos ocorrem em proporções probabilísticas. O fato de não ocorrer, em 100% das vezes, o que os gráficos nos dizem, não invalida todo conhecimento já acumulado na Análise Gráfica.
O Grafista precisa ter o mínimo de conhecimento em Estatística e Probabilidade. Podemos afirmar que a Análise Técnica também pode ser catalogada como uma área da Matemática Financeira.
Análise Técnica é uma ciência e precisamos encará-la dessa forma, sob pena de não obtermos sucesso no uso dela como metodologia de análise.
Thông tin và ấn phẩm không có nghĩa là và không cấu thành, tài chính, đầu tư, kinh doanh, hoặc các loại lời khuyên hoặc khuyến nghị khác được cung cấp hoặc xác nhận bởi TradingView. Đọc thêm trong Điều khoản sử dụng.