ReutersReuters

Moedas da América Latina ganham terreno com dólar em queda após PMI dos EUA

As moedas latino-americanas valorizavam-se nesta segunda-feira, e o real zerou as perdas de mais cedo, já que o dólar caía no mundo após dados sinalizarem que a inflação nos EUA provavelmente atingiu o pico.

As ações na América Latina caíam, em linha com as ações dos EUA. Uma série de dados preocupantes de atividade fabril em todo o mundo, especialmente da China, reforçou temores de recessão.

Mas a promessa de Pequim de que a estabilidade do mercado é a principal prioridade ajudou os mercados chineses a terminar em alta, dando suporte aos mercados de ações emergentes de forma geral EEFS.

Nos EUA, a atividade manufatureira desacelerou menos do que o esperado em julho e houve sinais de que as restrições de oferta estão diminuindo, com um indicador de preços pagos por insumos pelas fábricas caindo a uma mínima em dois anos.

Os dados deram peso a apostas de que o Federal Reserve pode não ser mais agressivo do que o previsto em sua reunião de política monetária em setembro, o que prejudicava o dólar DXY.

Na América Latina, o peso mexicano USDMXN ganhava 0,2%, em alta em cinco dos últimos seis pregões.

À medida que os preços do cobre subiam, o maior exportador do metal vermelho, o Chile, via sua moeda USDCLP subir 1,2%.

O peso colombiano USDCOP saltava 1,1% a despeito da forte queda nos preços do petróleo nesta sessão BRN1!, CL1!.

O real (BRBY) abandonou perdas de quase 0,5% mais cedo e ganhava 0,1%. O Banco Central deve elevar a Selic em mais 0,50 ponto percentual na próxima quarta-feira, levando a taxa básica de juros a 13,75% ao ano.

Robin Brooks, economista-chefe do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês), avalia que o real continua "extremamente desvalorizado" dado o significativo superávit comercial do Brasil, atribuindo à moeda um valor justo de 4,50 por dólar, o que equivale a uma alta de mais de 10% em relação aos níveis atuais.

Mas a volatilidade deve aumentar antes das eleições presidenciais de outubro.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447757))

Đăng nhập hoặc tạo tài khoản miễn phí trọn đời để đọc tin tức này