Tenho diversas preocupações com a economia global, mas não pude ignorar os fatos técnicos que foram se somando no S&P no curto prazo e que indicam a possibilidade do ES1! retomar o movimento de alta e ir testar máximas.
Este fatos técnicos começam com a pernada de (0) a (1) (observação: a ferramenta de elliott foi apenas utilizada para traçar os pontos) onde os preços saíram do ponto (0), nova mínima de preços divergindo no IFR e região da média de 200 períodos, para o ponto (1) onde ocorreu a tentativa de rompimento da LTB formada pelos topos descendentes de janeiro e março de 2022. Preços corrigem em região de fibo, ponto (1) para ponto (2) e reagem rompendo a LTB e fechando acima da média de 50 alcançando o ponto (3).
Neste período diversos outros fatos técnicos estavam ocorrendo no gráfico diário como cruzamento de preço e de médias. Agora o preços corrigem novamente saindo o ponto (3) para o (4) o que para mim é um pullback na LTB rompida para alcançar o ponto (5), região em torno de 4.300, que é uma possível resistência. Passando por ali não vejo motivos para não ir testar as máximas. Me incomodou o fato do índice não ter testado os 4.300 na pernada (2) para (3), mas a realidade nem sempre é como queremos. Inclusive esta semana o ponto (4) poderia ficar levemente mais abaixo, porém acho importante o fechamento semanal no mínimo respeitar o fechamento anterior e melhor fechar acima da média de 21.
Como comentei tenho diversas preocupações com a economia. Inclusive trouxe em outras ideias (ver relacionadas) a curva de uma bolha para o S&P. Não descarto essa possibilidade. O que faço, e demonstro aqui, é traçar um cenário, embasado em fatos, acompanhá-lo e determinar onde ele pode não se concretizar. No caso do S&P coloquei um DEATH ZONE onde não deveria ocorrer fechamento abaixo dessa região. Caso ocorra, pode ser que a possibilidade da curva de uma bolha vire cenário. Até porque perdendo os 3.500 tem espaço para correr mais uns 10% para baixo sem obstáculos técnicos.
Não confundir com a DEATH ZONE com região de STOP. Não estou discutindo trade aqui, mas sim cenário. Um ponto que não está considerado aqui é a possibilidade de um movimento lateral do índice. E não está porque ainda não há elementos técnicos para isso.
Ahhh, ia me esquecendo, ficar de olho para ver se a média de 21 vai cruzar a de 50 nesta ou na próxima semana. É um fato importante para o cenário de alta.
Thông tin và ấn phẩm không có nghĩa là và không cấu thành, tài chính, đầu tư, kinh doanh, hoặc các loại lời khuyên hoặc khuyến nghị khác được cung cấp hoặc xác nhận bởi TradingView. Đọc thêm trong Điều khoản sử dụng.