Fala pessoal, o objetivo desse artigo apesar de trazer uma análise e expectativa de preço para as próximas semanas, gostaria de enfatizar sobre como realizar entradas em um mercado lateral na perspectiva do Price Action.
O IBOV semana passada chegou a cair mais de 5% testando um número bola importante dos 100k pontos e fechou com uma grande barra de baixa com sombras proeminente abaixo, sendo a 6ª consecutiva barra de baixa.
Este mais recente selloff que iniciou em jan/23 teve 15% de amplitude e durou 8 barras (semanas). Se observarmos os últimos selloffs; de out/22 a dez/22, mai/22 a jul/22 ; e abr/22 a mai/22 ; também tiveram amplitudes de 15% que duraram de 5 a 8 barras. Observe que após esses grandes movimentos o mercado desenvolveu duas pernas ascendente levando o preço para o centro desta grande lateralidade. Logo, é provável que o mercado esteja iniciando um movimento de alta para testar o fechamento de 2022 que está no terço central dela. Lembre-se que lateralidades costumam ter movimentos em duas pernas, essas pernas são formadas por breves tendências. Os selloffs em direção ao fundo de lateralidades geralmente parecem que serão bem sucedidos, mas 80% deles falham, isso costumam deixar traders presos na ponta errada. Portanto vejo como baixa probabilidade de um rompimento de baixa dos 96200 Quando o mercado está bilateral, traders devem ser guiados pela máxima “compre baixo, venda alto, faça scapls”. É mais razoável comprar baixo e realizar lucros no terço central da lateralidade do que alongar a operação esperando que o preço rompa o extremo oposto do range. Raramente entre com ordens stop no meio da lateralidade, porém às vezes faz sentido entrar com ordens limitadas nesta região.
Mas então, como fazer entradas e gerenciá-las? Trago algumas opções:
1- A primeira entrada e mais agressiva ocorreu no fechamento da semana passada (24/03). Você poderia comprar no fechamento da barra do semanal, ou à mercado, ou com ordem limitada abaixo do swing anterior (que seria na mínima de jul/22), uma vez que geralmente se trata de um clímax de exaustão de baixa, e do final de uma forte queda em uma lateralidade. Porém esta entrada exige mais experiência e um stop longo. Você poderia colocar um alvo no terço central da lateralidade e usar um stop de proteção 1:1 entrando pequeno para ser possível adicionar lotes caso mercado vá contra.
2- Comprar uma H2 (ou micro fundo duplo) perto do fundo da lateralidade (mais apropriado para iniciantes). Essas geralmente são segundas tentativas de reverter o mercado para cima a partir de um fundo (ou suporte). Você poderia entrar com uma ordem stop (especialmente se for uma barra de alta fechando próximo de sua máxima) e usar stop de proteção na própria barra e ir para um alvo 2:1 no mínimo (assim como aconteceu em julho/22)
3- Comprar um fundo duplo em forma de bandeira de alta perto do fundo da lateralidade especialmente se ocorrer após ao rompimento de uma linha de tendência de baixa (esta LTB ainda não foi rompida, vide linha azul clara no gráfico). Você também poderia entrar com ordem stop, um stop de proteção na barra e ir 2:1 no mínimo.
4- Comprar uma barra de reversão ou um padrão de reversão após o rompimento abaixo da mínima de swing no fundo da lateralidade. A entrada também poderia ser com ordem stop e stop de proteção na barra de sinal e ir 2:1 no mínimo.
5- Comprar na mínima ou abaixo de uma barra de sinal fraca de L1 ou L2 próximo do fundo da lateralidade. Em outras palavras, você poderia comprar abaixo de bandeiras de baixa (em forma de topo duplo) que ocorrem baixo na lateralidade (particularmente uso muito essa entrada no intraday). Você poderia usar stop de proteção abaixo do swing marjoritário anterior, nesse caso seria abaixo da mínima de jul/22 e usar um alvo parcial 1:1 e realizar lucro total no terço central da lateralidade.
Uma vez que estamos olhando o gráfico semanal os stops são grandes mesmo tratando das entradas com stop na própria barra de sinal, porém você pode fazer backtests nos gráficos menores para a operação caber no seu bolso. Essas entradas servem para qualquer tempo gráfico e qualquer mercado líquido... Check it! Particularmente acredito que vale muito apena dominar essas entradas, tendo em vista que o mercado está 80% de seu tempo em uma lateralidade.
Estes setups de lateralidade você pode saber mais no livro OPERANDO PRICE ACTION LATERALIDADES do Dr. Al Brooks nas páginas 409 e 410.
E você, faz algumas dessas entradas?
P.S.: Vejo o fechamento de 2022 como sendo a primeira resistência importante, grafistas costumam definir resistências apenas como sendo topos de swings majoritários anteriores e esquecem de fechamentos. Várias instituições operam gráficos de linha ou usam algoritmos usando fechamentos como variável, sendo assim o fechamento de 2022 um magneto a ser observado ou uma boa região para realizar lucros totais. É uma resistência implícita por não estar marcando um topo.
Thông tin và ấn phẩm không có nghĩa là và không cấu thành, tài chính, đầu tư, kinh doanh, hoặc các loại lời khuyên hoặc khuyến nghị khác được cung cấp hoặc xác nhận bởi TradingView. Đọc thêm trong Điều khoản sử dụng.