O IBOV nos dois últimos dias dessa semana atingiu a região de uma LTA importante de 2016. A sinalização em termos de padrões de candles foi de reversão com uma estrela cadente seguida de um candle de baixa confirmando parcialmente uma reversão.
A importância dessa LTA está relacionada ao ângulo relativo a preço. É possível notar que duas trendlines com mesmo caimento relativo (ângulo relativo) definem um canal que o preço está respeitando em termos também de ângulo (houve um throw up em outubro mas isso é perfeitamente aceitável).
A questão é: o IBOV ainda deve uma correção mais forte relativo ao rali de janeiro. Pensei que a semana do dia 6 de fev poderia ter sido essa correção, mas agora vislumbro a possibilidade de mais queda pra essa semana do dia 20 de fev. Mais importante é saber a magnitude dessa correção.
O gráfico à esquerda mostra o diário e uma possibilidade de correção menor, apenas do rali de janeiro. Nesta hipótese, o IBOV corrigiria em torno dos 6% em relação ao topo, idealmente.
O gráfico à direita mostra o semanal e a possibilidade de uma correção mais prolongada e profunda frustrando a perspectiva de muitos de rali imediato, incluindo a minha própria até uns dias atrás.
A invalidação da ideia de correção aqui se daria com renovação de máximas (acima dos 68470). Qualquer outra possibilidade mantém o viés de baixa. Uma correção abaixa da fib de 61% do gráfico à esquerda torna a possibilidade de correção mais profunda do gráfico a direita mais possível. Até lá ainda acredito em correção curta.
Acho que o melhor a se fazer aqui é: comprar o breakout do topo em caso de correção do gráfico à esquerda. Em caso de correção mais profunda procurar a identificação do fundo (que pode ocorrer até mesmo abaixo dos 56k) e tentar uma compra mais cedo que o breakout.
Por fim, outro fato corrobora uma correção aqui: divergência do RSI nos dois gráficos; diário e semanal.
Disclaimer: Isto é apenas um comentário sobre análise técnica e não constitui nenhuma espécie de aconselhamento financeiro.