Rácios financeiros: Digerindo-os Juntos

Espero que depois de estudares a série de posts nas demonstrações financeiras da empresa, já não tenhas medo deles. Proponho que nos baseemos nesse sucesso e mergulhemos no fascinante mundo dos rácios financeiros. Do que se trata?

Vejamos o seguinte exemplo. Supõe que abres o balanço de uma empresa e vês que o montante da dívida é de 100 milhões de dólares. Parece-te muito ou pouco? Para mim, é certamente muito. Mas podemos dizer que a empresa tem uma dívida enorme apenas com base no que sentimos em relação a isso? Não me parece.

No entanto, se descobrisses que uma empresa que gera 10 mil milhões de dólares em receitas anuais tinha 100 milhões de dólares em dívidas (ou seja, apenas 1% das receitas), o que dirias então? Isso é objectivamente uma pequena dívida, não é?

Acontece que sem correlacionar um indicador com outro, não podemos tirar quaisquer conclusões objectivas. Esta correlação é chamada de Rácio Financeiro.

A receita para um rácio financeiro normal é simples: tira um ou dois indicadores das demonstrações financeiras, adiciona alguns dados de mercado, coloca tudo numa fórmula que inclui uma operação de divisão... e obténs o rácio financeiro.

No TradingView podes encontrar muitos rácios financeiros na secção Dados Financeiros -> Estatísticas.

ảnh chụp nhanh

No entanto, uso apenas alguns rácios financeiros que me dão uma ideia da situação financeira da empresa e do seu valor:

ảnh chụp nhanh

O que consegues ver quando olhas para esta mesa?
- O lucro e a receita são componentes frequentes dos rácios financeiros porque são unidades universais de medida para outros componentes de relato. Tal como o comprimento pode ser medido em pés e o peso em libras, as dívidas de uma empresa podem ser medidas em receitas.
- Alguns rácios financeiros são mostrados desta forma, como rácios, alguns são percentagens e outros são dias.
- Não existem rácios financeiros na tabela cuja fonte de dados é a Demonstração dos fluxos de caixa. O facto é que os fluxos de caixa raramente são usados em rácios financeiros porque podem mudar drasticamente de trimestre para trimestre. Isto é especialmente verdade para o fluxo de caixa financeiro e de investimento. É por isso que eu recomendo analisar os fluxos de caixa separadamente.

No meu próximo post, vou decompor cada rácio financeiro nesta tabela em detalhe e explicar porque os uso especificamente. Até breve!
becapyBeyond Technical AnalysiseducationFundamental Analysisfundamental-analysisinvestmentslong-term-traderatioanalysisStocksstrategyvalueinvesting

🏅Follow the Golden winner of TradingView Community Awards 2023:

tradingview.com/u/Be_Capy

📊For free access to the Fundamental Strength Indicator and Rainbow Indicator, please send me a message at TradingView or becapy@yahoo.com.
Ngoài ra, trên:

Bài đăng liên quan

Thông báo miễn trừ trách nhiệm