- Após atingir seu topo histórico em junho de 2021, o índice futuro do IBOV engatou uma tendência de baixa que perdura a um ano.
- Nesse período, vimos repiques e altas importantes de empresas ligadas ao setor bancário e commodities, como VALE3 e PETR4, sem contar as grandes indústrias da siderurgia e proteínas.
- Porém, empresas diretamente ligadas ao consumo interno tiveram seu pior momento desde o “crash covidiano” devido alta esmagadora da inflação mundo afora e as altas consecutivas da SELIC, o que desestimula o crescimento e consumo por parte da população, e a consequência é o achatamento dos rendimentos da massa trabalhadora.
- O bom momento por agora foi a surpresa na divulgação do PIB brasileiro, com alta expressiva no primeiro trimestre, mas nas entrelinhas da divulgação, tivemos uma surpresa negativa quanto ao “investimento bruto” (Formação de Capital Fixo), com queda de 7% se comparado com o trimestre anterior, ou seja, as empresas estão investindo menos em seus negócios.
#Vamos de Gráfico#
-Percebemos que os preços novamente respeitaram a média longa (linha branca) como uma importante barreira a ser vencida pelo gráfico diário e, conforme análise anterior (br.tradingview.com/chart/WIN1!/3m4xGBfp/), o não rompimento dessa média poderiam fazer com que os preços pudessem recorrer ao famoso “pull back” na região dos 108K/109K, para buscar o impulso necessário e atingir a região dos 116K.
- Pelo gráfico de 60min, temos a média longa logo abaixo, servindo como um importante ponto de suporte para os preços, graças aos “bons resultados” divulgados quanto ao PIB brasileiro.
- Por hora, a precificação do nosso índice quanto aos eventos internos penso que foi concluída, portanto, qualquer mudança no cenário de alta de curto prazo para o IBOV, se dará principalmente por conta de fatores externos, como recessão econômica mundial e alta da inflação global, e a questão envolvendo a guerra entre Rússia e Ucrânia.
- Veja abaixo os pontos de pivôs que o SETUP utilizado indicou no gráfico diário nas últimas semanas. 1º Pivô 2º Pivô 3º Pivô
- Conforme análises anteriores (br.tradingview.com/chart/WIN1!/3m4xGBfp/), o não rompimento e permanência dos preços acima dos 113,6K, poderiam fazer com que os preços pudessem testar novamente a região dos 108K/109K, como tentativa de “pull back”, agora, temos o bom momento após divulgação do resultado do PIB, o que poderá ajudar nosso índice momentaneamente a atingir seu alvo na região dos 116K.
- Façam vossas análises e bons negócios. - Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop! - Veja abaixo outras análises.
Thông tin và ấn phẩm không có nghĩa là và không cấu thành, tài chính, đầu tư, kinh doanh, hoặc các loại lời khuyên hoặc khuyến nghị khác được cung cấp hoặc xác nhận bởi TradingView. Đọc thêm trong Điều khoản sử dụng.