ReutersReuters

Vendas de carros na Europa estão estáveis em outubro, veículos elétricos ganham terreno, diz ACEA

As vendas de carros novos na Europa ficaram estáveis em outubro, após cair por dois meses consecutivos, mostraram dados do setor na quinta-feira, enquanto a transição para modelos totalmente elétricos ou híbridos ganhou força no mês.

Um aumento nas vendas totais na Espanha e na Alemanha, de 7,2% e 6% respectivamente, compensou uma contração na França, Itália e Grã-Bretanha, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis(ACEA) disse.

POR QUE É IMPORTANTE

As montadoras europeias estão em dificuldades (link) com demanda fraca, altos custos de produção e gerenciamento da mudança para veículos elétricos, ao mesmo tempo em que tenta afastar a concorrência da China.

EM NÚMEROS

O número de novos veículos registados em Outubro na UE, na Grã-Bretanha e na Associação Europeia de Comércio Livre(EFTA) aumentou 0,1% em relação ao ano anterior, para 1,04 milhão.

Vendas de carros totalmente elétricos(Veículos elétricos elétricos) subiu pelo segundo mês consecutivo, 6,9% em outubro, enquanto aqueles de carros híbridos(VHEs) aumentou 15,8%.

Os registros na UE, Grã-Bretanha e EFTA na Volkswagen VOW aumentaram 12,6%, enquanto caíram 16,7% na Stellantis STLAM e 0,4% na Renault RNO.

As vendas caíram 23,1% na fabricante de veículos elétricos Tesla TSLA e 10% na SAIC Motor da China 600104.

Na UE, o total de registros de carros novos aumentou 1,1% ano a ano. A Alemanha viu as vendas aumentarem em 6%, após três meses de perdas.

Veículos eletrificados - BEV, HEV ou híbridos plug-in(PHEV) - vendidos no bloco representaram 55,4% dos registros de automóveis de passeio em outubro, acima dos 51,3% do ano anterior.

CITAÇÕES

"À medida que nos aproximamos do final do ano, as montadoras estão cada vez mais oferecendo descontos e promoções para vender qualquer estoque não vendido", disse Felipe Munoz, analista global da empresa de pesquisa de mercado JATO Dynamics, em um comunicado separado na quarta-feira.

"Isso está ajudando a estabilizar os números de registro e não deve ser confundido com uma indicação de recuperação do mercado", acrescentou.

CONTEXTO

A União Europeia aprovou no final de outubro o aumento de tarifas (link) em veículos elétricos fabricados na China de até 45,3%.

Đăng nhập hoặc tạo tài khoản miễn phí trọn đời để đọc tin tức này

Thêm tin tức từ Reuters

Thêm tin tức