Por definição, a análise técnica é uma ferramenta utilizada tanto por investidores profissionais ou por amadores para analisar o movimento dos preços e prever uma possível movimentação futura e auxiliando em uma possível tomada de decisão de compra ou venda de algum ativo afim de obter unicamente o lucro em determinada operação.
Segundo Benjamin Graham “Na maior parte do tempo as ações estão sujeitas a flutuações de preços irracionais e excessivas em ambas as direções como consequência de uma tendência, impregnada na maioria das pessoas, para especular ou jogar… abrindo caminho para a esperança, o medo e a ganância“.
Muitas pessoas quando entram em contato com o mercado financeiro a primeira vez possuem um certo conceito pré-estabelecido em relação a análise técnica.
Eu vejo a análise técnica como uma verdadeira ciência e não como uma mera ferramenta de “previsão” de preços.
Primeiro seria necessário entendermos a definição de o que é uma ciência. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no métodos científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas.
Ou seja, a ciência se utiliza do método científico para identificar algum padrão no universo e transformar este padrão em conhecimento ou aprimoramento de um determinado conhecimento. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências empíricas verificáveis — baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo — e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores, o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência. Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc.
O método começa pela observação, que deve ser sistemática e controlada, a fim de que se obtenham os fatos científicos. O método é cíclico, girando em torno do que se denomina Teoria Científica, a união indissociável do conjunto de todos os fatos científicos conhecidos e de um conjunto de hipóteses testáveis e testadas capaz de explicá-los. Os fatos científicos, embora não necessariamente reprodutíveis, têm que ser necessariamente verificáveis. As hipóteses têm que ser testáveis frente aos fatos, e por tal, falseáveis. As teorias nunca são provadas e sim corroboradas.
Mas, o que tem haver com Análise Técnica? Pode-se utilizar o método científico pela análise técnica para identificar algum padrão tirar deste padrão um conhecimento? Sim! Um de vários exemplos de autores que fez isso é o Thomas N. Bulkowski em seu livro Encyclopedia of Chart Patterns mostra o resultado de diversos testes de padrões gráficos durante 14 anos em mais de 500 ações americanas. A taxa de acerto (conseguir prever o próximo movimento) atingiu níveis elevados, de 80% a 90% das vezes. A obra tem duas edições, a primeira, publicada em 2000, e a segunda, revista e ampliada, em 2005.
Outro autor que utiliza do método científico na análise técnica é o professor David Aronson aborda em seu livro Evidence-Based Technical Analysis: Applying the Scientific Method and Statistical Inference to Trading Signals examina como você pode aplicar o método científico e os testes estatísticos desenvolvidos recentemente para determinar a verdadeira eficácia dos sinais técnicos de negociação. Ao longo das páginas do seu ilvro, o especialista David Aronson detalha esse novo tipo de análise técnica que, ao contrário da análise técnica tradicional, é restrita a regras objetivas, cuja lucratividade histórica pode ser quantificada e examinada.
Estes são livros indispensáveis para qualquer Trader que queira ser um trader profissional!
Então, podemos utilizar da análise técnica para tomadas de decisões a respeito do mercado financeiro. Porém, caso não queira utilizar apenas da análise técnica para aplicar seus investimentos, recomendo a utilização do método 3M do médico Alexander Elder em seu livro “The New Trading for a Living: Psychology, Discipline, Trading Tools and Systems, Risk Control, Trade Management.”
Gostaram desta pequena reflexão sobre análise técnica? Deixe o comentário!
Thông tin và ấn phẩm không có nghĩa là và không cấu thành, tài chính, đầu tư, kinh doanh, hoặc các loại lời khuyên hoặc khuyến nghị khác được cung cấp hoặc xác nhận bởi TradingView. Đọc thêm trong Điều khoản sử dụng.