ReutersReuters

Ibovespa sobe apoiado em Itaú, mas Petrobras limita ganhos

O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, sustentado pelo desempenho das ações do Itaú Unibanco e da Sabesp, em movimento ainda respaldado pela recuperação dos índices norte-americanos Nasdaq e S&P 500, embora a performance tenha sido limitada pelo recuo dos papéis da Petrobras.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa IBOV subiu 0,34%, a 128.197,25 pontos, tendo marcado 127.234,80 na mínima e 128.579,47 na máxima do dia, maior patamar intradiário desde 8 de novembro. O volume financeiro somou 19,95 bilhões de reais. Na quarta-feira, não haverá pregão local em razão do feriado da Consciência Negra.

O Ibovespa, que começou o dia contaminado por um mau humor externo, resultado de preocupações com a escalada das tensões geopolíticas, especialmente o conflito entre Rússia e Ucrânia, conseguiu recuperar fôlego após cinco pregões quase estáveis.

Os índices S&P 500 e Nasdaq também reverteram perdas registradas mais cedo, à medida que os investidores avaliavam o alerta russo aos Estados Unidos com a mudança nas condições para um ataque nuclear, enquanto aguardavam os resultados trimestrais da gigante de chips Nvidia NVDA, na quarta-feira.

"A sensibilidade começou com os bancos, e depois se arrastou principalmente para o setor cíclico... elas (ações) também acabaram tendo altas até que relevantes com essa melhora de humor", disse o analista Alan Martins, da Nova Futura Investimentos.

O mercado encerrava a terça-feira ainda à espera do pacote de corte de gastos do governo federal, que deve dar mais ânimo ao mercado. Em evento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a defender um choque fiscal positivo para assegurar a redução dos prêmios de risco dos ativos brasileiros.

Na visão do economista Alexsandro Nishimura, da Nomos, enquanto não houver a divulgação do pacote fiscal, o mercado deve seguir "sem força para maiores avanços, mas também ileso de perdas significativas".

O dia também era marcado pelo encerramento da cúpula de líderes do G20, no Rio de Janeiro.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN ITUB3 subiu 0,9%, entre os principais suportes positivos para o Ibovespa, após quatro pregões consecutivos de queda, enquanto BRADESCO PN BBDC3 e BANCO DO BRASIL ON BBAS3 fecharam com altas de 0,73% e 0,54%, respectivamente. Na contramão, SANTANDER BRASIL UNIT SANB11M encerrou com variação negativa de 0,04%.

- SABESP ON SBSP3 ganhou 2,23%, também entre as maiores contribuições positivas sobre o índice, tendo como pano de fundo a contratação de financiamento de 1,06 bilhão de reais junto à International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, para programas de infraestrutura de saneamento básico.

- PETROBRAS PN PETR3 recuou 1,05%, após pregão volátil para o mercado internacional de petróleo, com o barril do Brent BRN1!, usado como referência pela companhia, encerrando praticamente estável, em 73,31 dólares.

- VALE ON VALE3 subiu 0,23%, na segunda sessão de alta, em mais um dia de avanço dos contratos futuros do minério de ferro na Ásia. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China TIO1! encerrou as negociações da manhã com alta de 3,05%, a 776 iuanes (107,17 dólares) a tonelada.

- EMBRAER ON EMBR3 caiu 2,19%, com analistas do UBS BB cortando a recomendação das ações de "neutra" para "venda" e indicando que 2025 "pode desapontar investidores", embora tenham elevado o preço-alvo do papel de 29 para 32 dólares.

- BRF ON BRFS3 avançou 3,74%, com analistas do Itaú BBA trazendo um quadro positivo para "players" de proteína, em relatório de 18 de novembro. A possibilidade de abertura de mercado da China para receber miúdos de bovinos e suínos do Brasil também apoiou os papéis da companhia, segundo o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos. O ministro da Agricultura brasileiro, Carlos Fávaro, disse na véspera que o governo tem uma "nova lista" de habilitações de frigoríficos para exportar à China, sem especificar um prazo para o anúncio. No setor, MARFRIG ON MRFG3 subiu 1,79% e MINERVA ON BEEF3 valorizou-se 0,54%.

- TAESA UNIT TAEE11M avançou 0,88%. A companhia elétrica anunciou na véspera que obteve junto ao Ibama todas as licenças de instalação de projeto de linha de transmissão Açailândia-Dom Eliseu II, entre o Maranhão e o Pará, permitindo o início das obras. O projeto envolve o investimento de 1,12 bilhão de reais e tem extensão de cerca de 280 quilômetros.

- OI ON OIBR3, que não está no Ibovespa, despencou 16,17%, após a companhia em recuperação judicial informar que espera vender no próximo ano cerca de 500 dos mais de 7 mil imóveis que possui em seu portfólio. A Oi teve aprovada sua migração do regime de concessão para o de autorização na semana passada, o que, segundo a empresa, vai ajudar a acelerar a venda de ativos imobiliários.

- XP ON XP, que é negociada em Nova York, fechou em queda de 1,07%, antes da divulgação de balanço financeiro do terceiro trimestre, quando obteve lucro líquido de 1,19 bilhão de reais , crescimento de 9% sobre o resultado apurado no mesmo período de 2023. Até a véspera, o papel tinha perda de 35% no ano.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em (.PL.BVSP)

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em (.PG.BVSP)

Đăng nhập hoặc tạo tài khoản miễn phí trọn đời để đọc tin tức này

Thêm tin tức từ Reuters

Thêm tin tức